Evento familiar em homenagem a São João Batista.
Festa de São João Batista :
Tradicional na família Arabelo Florindo a mais de 150 anos .
Tradição que vem passando de geração em geração .Diz a lenda que ao saber da gravidez de sua prima Isabel, Maria foi ao seu encontro e ficou com ela durante 6 meses, então, quando se completaram os dias e o filho de Isabel nasceu(João Batista), Maria já não estava mais com ela. Isabel teria feito uma grande fogueira para avisar Maria do nascimento da criança ,sendo até hoje uma referência para a festa ,que conta com uma fogueira ,comidas típicas como canjica ,caldos variados ,quentão e pipoca.
Acredita se que a quem tem fé tudo pode, alguns testam(ou provam) essa fé pisando na fogueira , afinal se tiver fé andara sobre as brasas e sairá ileso. Costuma se também , guardar o Tição de São João (pedaço de lenha que foi usada na fogueira ),usada em dias de temporal, pois , nossos ancestrais diziam que ao ser colocada no fogo ela " corta a chuva" ou como dizem por aqui, acalma a tormenta.
A fogueira é feita na virada do dia 23 para dia 24 de junho ,costuma ir ate de madrugada, quando ficam apenas as brasas para as pessoas pisarem.
A festa acontece no sábado mais próximo ao dia 23,quando esse dia não cai no sábado. No dia seguinte a fogueira ,reza se o terço em homenagem a São João, onde levante se o mastro de são João, que ficará fincado no quintal até que a natureza se encarregue de derrubar.